domingo, 19 de maio de 2013

Atletas de Ginastica artística de Paulínia aprimoram capacidade física com treinamento resistido.

A ginástica artística no seu âmbito competitivo é uma modalidade extremamente complexa que exige do atleta capacidades aguçadas e bem desenvolvidas para a execução de elementos ou exercícios que constituem uma rotina de apresentação.
Algumas capacidades são primordiais e garantem a harmonia e graciosidade dos movimentos, tais como flexibilidade e alto grau de consciência corporal ou propriocepção que nada mais é que um termo utilizado para designar sinais aferentes enviados por meio de receptores situados no músculo esquelético, articulações e o próprio sistema vestibular (sistema que permite a identificação da posição corporal e o equilíbrio) até o córtex cerebral. Estes sinais aferentes ascendem ao nível cerebral e permitem o ajuste corporal e o controle do movimento. Podemos dizer que atletas treinados possuem este sistema de “feedback” ou retroalimentação refinado devido ao volume, regularidade e especificidades do treinamento.
Mecanismo de feedback: O sinal aferente advindo das articulações e do músculo vão até a
medula espinhal através de potencias de ação deflagrados por neurônios, posteriormente
este sinal ascende até o cérebro, que em seguida envia uma resposta eferente até o músculo
efetor, permitindo dessa maneira o controle do movimento.

Mas além destas capacidades e adaptações de propriocepção mediadas pelo treinamento, a modalidade necessita que o atleta apresente níveis elevados de força e potência muscular para suportar fisicamente as rotinas de treinamento intenso e garantir a performance durante períodos competitivos.
Desse modo, uma forma eficaz de permitir o ganho de força e potência muscular (capacidades exigidas não só nesta modalidade, mas em outras) advém do treinamento com halteres e máquinas que oferecem uma resistência a ser vencida pelo trabalho muscular.
Sabendo a importância de tais métodos a Associação Pauliniense de Ginástica - APG juntamente com a Academia Triade fit proporcionam aos atletas de Paulínia o ambiente perfeito para a obtenção de tais objetivos, com profissionais capacitados e atentos as necessidades dos atletas.
Os atletas de Paulínia seguem uma periodização que objetiva a obtenção de força através de exercícios similares aos realizados na modalidade, permitindo além da força, uma adaptação articular por meio de contrações isométricas, evitando dessa maneira lesões crônicas na articulação do cotovelo, punho e ombro, algo que é comumente relatado por atletas dessa modalidade, devido à compressões e forças externas aplicadas à capsula articular.
Atletas da ginástica artística de Paulínia realizando alguns exercícios gerais.

          Além desta adaptação articular, os atletas aprimoram capacidades específicas da modalidade, como a resistência de força muscular (capacidade de realizar contrações voluntárias por um período relativamente longo de tempo) potência muscular (capacidade de realizar uma força muscular de forma a vencer determinada resistência no menor tempo possível) e força máxima (utilização de um grande numero de unidades motoras localizadas no músculo esquelético pra vencer uma resistência de carga extremamente elevada).
          Um dos objetivos da academia Triade fit - Paulínia é proporcionar aos atletas desta modalidade e também das demais, meios efetivos para o alcance da plenitude física, respeitando a especificidade da modalidade e é claro a saúde e bem estar do atleta.
           Para tal, a academia Triade fit- Paulínia permite o acesso a aparelhos de musculação, assim como aulas específicas que permitem o desenvolvimento de força e potência muscular.
https://www.facebook.com/triadefit.ltda


Para maiores informações sobre a academia, entre em contato ou realize uma visita.

Telefone: (19) 38446318.

Endereço: rua Edvaldo Guidolin, 42, Paulínia – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário